Associativismo, parceria e fomento à economia marcam Fórum das Associações Comerciais em Rondonópolis

Associativismo, parceria e fomento à economia marcam Fórum das Associações Comerciais em Rondonópolis

Rondonópolis recebeu a comitiva da Facmat, líderes e membros das Associações vizinhas para encontro regional 

A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) recebeu o 1º Fórum Regional das Associações Comerciais de Mato Grosso, na última quinta-feira (21.03), onde as principais entidades da região sudeste se reuniram para discutir ações e parcerias com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico local e regional, além de fortalecer o associativismo. O evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), também foi realizado no município de Canarana, no dia 19 de março, com as entidades do Vale do Araguaia.

Na abertura do Fórum, o presidente da Facmat, Jonas Alves, enfatizou a importância das entidades associativas na sociedade empresarial, ressaltando que os eventos realizados nos municípios de Canarana e Rondonópolis visam acolher os associados e fortalecer o trabalho conjunto.

"Esses encontros são essenciais para renovar nossas energias e fortalecer o trabalho conjunto. Eles têm sido muito produtivos. Estamos realizando esses encontros de corpo e alma”, afirmou Jonas.

Ele também fez uma analogia entre a realidade empresarial e o documentário "A Noite que Mudou o Pop", ressaltando a importância do associativismo como um instrumento capaz de promover mudanças significativas e superar desafios. O documentário retrata astros como Michael Jackson, Cindy Lauper, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, entre outros, reunidos para interpretar a música "We Are the World", um clássico dos anos 80 que ecoou através de gerações.

A presidente da ACIR, Marchiane Fritzen, destacou no início de sua fala a dedicação e sensibilidade demonstradas pelo presidente Jonas Alves à frente da Facmat.

“O senhor conduz tudo isso com muita sabedoria e responsabilidade, e isso não é algo fácil. Ser presidente de uma Associação já é uma tarefa desafiadora, imagine coordenar todas as Associações. Então, parabéns pelo seu trabalho e pela maestria demonstrada em liderar. É necessário ser um líder muito forte para gerenciar todas essas responsabilidades. Parabéns”, reiterou Marchiane. 

Ela também enfatizou a importância da Associação Comercial em auxiliar os pequenos empreendedores. Destacou que ao contrário do que muitos pensam, a Associação não se destina apenas aos grandes empresários, mas também oferece suporte fundamental aos pequenos empreendedores que muitas vezes carecem de recursos e orientação. 

"O papel da Associação Comercial é fornecer suporte, especialmente para os pequenos empreendedores que muitas vezes se encontram em situações onde precisam utilizar suas rescisões para iniciar um negócio. Em alguns casos, esses empreendedores carecem de assessoria em áreas fundamentais como marketing, jurídica, contábil e até mesmo para encontrar fontes de crédito mais acessíveis. A Associação preenche essa lacuna, atuando como uma ponte entre a entidade e os negócios, fornecendo benefícios essenciais aos pequenos associados e viabilizando o crescimento de seus empreendimentos", explicou Marchiane, salientando ainda que a Associação busca reduzir a alta taxa de mortalidade das empresas.

Além de Rondonópolis, também estiveram presentes no Fórum os presidentes das Associações Comerciais de Alto Araguaia, Alto Taquari, Campo Verde, Pedra Preta e Primavera do Leste.