Boa Vista SCPC comemora aprovação de texto-base no Senado sobre adesão do Cadastro Positivo

Boa Vista SCPC comemora aprovação de texto-base no Senado sobre adesão do Cadastro Positivo

Boa Vista SCPC comemora aprovação de texto-base no Senado sobre adesão do Cadastro Positivo

Para a Boa Vista SCPC a aprovação no Senado Federal do texto-base para a nova lei do Cadastro Positivo (PLS 212/2017), na última terça-feira (24), e a votação das propostas de alteração, todas rejeitadas, no dia seguinte (25), é um avanço e motivo de expectativa para que logo se torne uma realidade, já que agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Com o progresso do tema no Senado e a iminência de ser votado pelos deputados, a entrada automática dos consumidores no Cadastro Positivo fica ainda mais próxima de se concretizar, o que para a Boa Vista SCPC será um feito histórico e contribuirá, sobremaneira, para o desenvolvimento do mercado de crédito no país. Hoje, de acordo com a lei vigente, a inclusão do consumidor no Cadastro Positivo é opcional e burocrática, porque aquele que deseja ingressar deve fazer um pedido formal.

A Boa Vista SCPC reitera que o Cadastro Positivo, quando em vigor de acordo com o PLS 212/2017, será benéfico para a sociedade porque: permitirá a democratização do crédito no país; viabilizará concessões mais justas aos consumidores; ampliará o acesso ao crédito e o empoderamento da população não-bancarizada.

A aprovação do projeto de lei estimulará ainda uma redução da inadimplência e, consequentemente, dos juros praticados no mercado brasileiro. Outra vantagem que se espera é a expansão do crédito, tanto para os consumidores que possuem algum débito ativo, quanto para os que não têm histórico de crédito no mercado, e que atualmente têm grandes chances de ter seu crédito negado.

E mais, contribuirá para estimular a educação financeira junto ao consumidor, já que, por meio da nota ou pontuação de crédito, também conhecidas como score, terá as suas informações de pagamento avaliadas, o que refletirá na análise do seu comportamento creditício por parte do mercado. Tanto o score quanto o Cadastro Positivo ajudam a avaliar a probabilidade de um consumidor pagar as contas parceladas, seja de um financiamento, seja um empréstimo pessoal, seja de crédito em lojas, por exemplo. 

Ainda de acordo com a Boa Vista SCPC, com a inclusão automática do consumidor ao banco de dados de informações positivas, além dos bancos, financeiras e empresas varejistas (que já são obrigados a enviar tais informações), as empresas que fornecem serviços continuados (água, gás, eletricidade, telecomunicações e assemelhados) também deverão compartilhar obrigatoriamente o histórico de pagamentos do consumidor, o que tornará a análise ainda mais completa e assertiva.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas. 

Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas.  
 
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios.  
 
A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br. 
 
A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado. 
 
Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.