Em Assembleia, presidentes de Associações Comerciais aprovam contas 2022 da Facmat

Em Assembleia, presidentes de Associações Comerciais aprovam contas 2022 da Facmat

Os presidentes das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso aprovaram, por unanimidade, as contas da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Mato Grosso (Facmat), referentes ao ano de 2022. A votação aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada por videoconferência nesta terça-feira (28.03).

Assessor contábil da Facmat, Clayton Leão, esclareceu sobre o balanço patrimonial, comparando o exercício da entidade nos últimos cinco anos. Segundo ele, a receita da Facmat, diretamente ligada à receita das filiadas, não possui obrigações a longo prazo, apenas de curto prazo e relativamente baixas, necessárias para as operações.

“Podemos perceber que nos últimos cinco anos houve uma evolução positiva da receita bruta, confirmando a capacidade de liquidez da instituição”, explicou o assessor contábil, afirmando que a Facmat é uma entidade “saudável” do ponto de vista econômico-financeiro. 

Clayton também leu o parecer do Conselho Fiscal, aprovando as contas. “Os membros do Conselho Fiscal da Facmat, no desempenho de suas atribuições estatutárias, examinaram o balanço patrimonial e demonstrativo de contas do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2022, recebendo, inclusive, por parte da diretoria todos os esclarecimentos julgados necessários, refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira da entidade”.

Para o presidente da Facmat, Jonas Alves, ter as contas aprovadas pelos presidentes por unanimidade é uma grande honra, especialmente porque a entidade contribui para o progresso do Estado, através das Associações Comerciais, que sempre buscam melhorar o ambiente empresarial.

“Agradeço imensamente a confiança de todos em nosso trabalho, pois estamos buscando constantemente ampliar os negócios e proporcionar um ambiente empresarial sólido”, concluiu o presidente.

Participaram da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas, presidentes e representantes das Associações Comerciais de Alto Taquari, Alto Araguaia, Cáceres, Gaúcha do Norte, Nova Maringá, Nova Marilândia, Marcelândia, Pedra Preta, Rondonópolis e Sinop.

Outras Demandas

Durante o encontro, os presidentes aproveitaram para debater sobre outras demandas relacionadas à atividade comercial nos municípios. 

Um dos destaques foi à implantação do programa Vigia Mais MT. As entidades apoiam a implantação do projeto nos 141 municípios mato-grossenses, que prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento.

“Em Pedra Preta serão instaladas 49 câmeras de monitoramento. Nós já entramos em contato com a prefeita municipal e sugerimos que algumas dessas câmeras sejam destinadas ao comércio”, contou a presidente da Associação Comercial de Pedra Preta (ACIPP), Cidinha Machado.

O investimento do governo estadual no programa giro em torno de R$ 30 milhões.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Facmat