Associações Comerciais são parceiras do programa ‘Vigia Mais MT’

Facmat e ACCuiabá são parceiras do programa ‘Vigia Mais MT’

Membros da Sesp/MT apresentaram projeto de monitoramento à equipe da Facmat e ACCuiabá

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves, reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e do Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, nesta segunda-feira (27.03) para conhecer o programa Vigia Mais MT. As entidades apoiam a implantação do projeto, que prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões.

De acordo com Jonas Alves, a instalação das câmeras trará mais segurança à população, pois através da vigilância eletrônica será possível obter imagens que podem contribuir para o desvendamento de delitos e a recuperação de bens de valor, tais como veículos, motocicletas, caminhões, aparelhos celulares, entre outros.

“As Associações Comerciais são muito parceiras da Polícia Militar e podem contribuir para o sucesso do programa nos municípios. Aproveito para agradecer ao Coronel Parreira e ao trabalho da Polícia Militar que tem sido feito na região central de Cuiabá. Essa região será beneficiada com as câmeras e nesse primeiro momento precisaremos focar em um ponto e mostrar resultado, para posteriormente expandir para outras regiões da Capital”, explicou o presidente da Facmat e da ACCuiabá.

Jonas também acredita que nos próximos anos o número de câmeras de vigilância disponibilizadas nos municípios podem ser maiores, contribuindo para redução da criminalidade.

“Nesse momento, as 15 mil câmeras são muito importantes e irão fazer um bom papel. Daqui a 2 ou 3 anos, esses números podem chegar a 45 mil, aumentando a disponibilidade para a sociedade”, frisou.

Presente na reunião, o delegado Cláudio Álvares acrescentou que a parceria com a Associação Comercial de Cuiabá é fundamental para garantir a segurança pública no centro de Cuiabá.

“Essa parceria é muito importante, porque não tem como fazermos a segurança sem a parceria da Associação Comercial de Cuiabá, principalmente na região central”, disse.

O Vigia Mais MT é um projeto que usa inteligência artificial para monitorar cidades, a fim de aumentar a qualidade dos serviços prestados e a segurança pública.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Sesp, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior, o subtenente BM Leandro Alves, além dos diretores e da gerente da ACCuiabá, Manuel Gomes, João Nilson Viana e Samanta Fernandes, respectivamente, e demais membros da Sesp/MT.

Programa Vigia Mais MT

O Programa Vigia Mais MT foi criado em 24 de maio de 2022 com a Lei nº 11.766. Seu objetivo é ampliar o sistema de videomonitoramento, fornecendo imagens de vigilância e segurança, melhorando a ação policial e auxiliando na tomada de decisões estratégicas e operacionais, contribuindo para a redução da criminalidade e otimização de recursos.