Sistema rápido e sem burocracia da Jucemat para abrir novas empresas é destaque em evento

Sistema rápido e sem burocracia da Jucemat para abrir novas empresas é destaque em evento

Sistema rápido e sem burocracia da Jucemat para abrir novas empresas é destaque em evento

Ações de fomento do Governo de MT como programas de incentivos, linhas de crédito e inovação em tecnologia também foram assuntos do encontro

O pioneirismo na celeridade e simplificação no serviço de abertura de empresas por meio digital em Mato Grosso foi destaque no 1º Congresso Estadual de Registro realizado pela Junta Comercial do Estado (Jucemat), na noite de quarta-feira (22.03), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. 

O sistema da Jucemat que permite ao empreendedor abrir uma empresa via online em cerca de cinco minutos foi apresentado aos presidentes de Juntas Comerciais de 19 estados, à Federação Nacional de Juntas Comerciais do Brasil (Fenaju), autoridades, especialistas, empresários, administradores e contadores presentes no encontro. 

De acordo com a Jucemat, em 2022, o órgão abriu 51.113 novas empresas de serviços, 20.649 no setor de comércio e 6.053 indústrias. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), César Miranda, ressalta que o sistema “Jucemat- Empresa Instantânea”, foi criado para facilitar a vida de quem quer empreender e investir no Estado, pois a desburocratização é uma das prioridades do governo do estado. “Tudo o que foi feito é para simplificar a vida daquele que quer empreender, gerar emprego, crescer. Essa troca de experiência aqui é muito importante”, afirmou. 

A presidente da Fenaju, Alzenir Porto, na ocasião, fez um reconhecimento público sobre o salto à frente dado por Mato Grosso em se tratando em abrir novas empresas e atendimento ao público. "Vários secretários de outros estados estão vindo à Jucemat para conhecer essa tecnologia que tudo facilita a vida dos empresários. E esse congresso é muito enriquecedor para troca de experiência em prol do melhor atendimento a sociedade”, disse a presidente.  

O processo de simplificação de registro e de abertura de empresas da Jucemat prioriza a desburocratização e a regularização de negócios no Estado, por meio da Rede Sim. Em 2022 foram credenciados 105 municípios que já aderiram ao sistema da Jucemat para atender empreendedores e empresários.  

“A abertura da empresa é rápida, basta os empresários e empreendedores inserirem os dados e documentos online, sem a necessidade de percorrer diversos órgãos. Antes demorava até 15 dias: teria que ir ao cartório, Corpo de Bombeiros Militar verificar documentação, hoje, o Governo do Estado oferece a integração destas instituições parceiras por meio do sistema da Jucemat”, ressaltou Manoel Lourenço, presidente da Jucemat. 

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, falou que a Junta Comercial traz a segurança jurídica que todos esperam e é muito importante que o processo seja feito de forma rápida. "Acompanhamos esse processo de evolução da Junta Comercial há muito tempo. E, hoje, Mato Grosso, muito graças ao apoio e o investimento do Sebrae, tem conseguido se modernizar, transformando digitalmente os processos e serviços, buscando um ambiente melhor de negócios". 

Jonas parabenizou a Junta Comercial e o Governo de Mato Grosso por incentivar e apoiar as mudanças. "Convoco todos os prefeitos e todos os municípios que participem da Rede Simples e façam parte dessa plataforma que facilita a vida do empreendedor, gerando emprego e renda", concluiu o presidente da Facmat, também representando na ocasião a Associação Comercial de Cuiabá e o Sebrae Mato Grosso.  

Nesta quinta-feira (23.03), último dia de evento, as equipes técnicas da Sedec-MT e Jucemat apresentaram aos convidados do painel de palestras, detalhes sobre o programa de incentivos fiscais, linhas de crédito Agência Desenvolve-MT e como funciona o sistema Jucemat Empresa Instantânea.

O congresso encerra as apresentações à noite com a palestra do investidor e avaliador do programa televisivo do canal Sony ‘Shark Tank Brasil’, Fernando Seabra, que também é diretor de inovação da Associação Comercial de São Paulo, influenciador da SAP Brasil e professor na área MBAs voltada à inovação e empreendedorismo. (Com informações da assessoria da Sedec-MT)