Dia das Mães 2022: aumenta o número de empresários otimistas com vendas

Dia das Mães 2022: aumenta o número de empresários otimistas com vendas

O Dia das Mães está chegando e segundo pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 64% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas desse ano em relação à mesma data em 2021. No ano passado, na mesma data, apenas 31% tinham expectativa de aumento no volume das vendas em relação a 2020.

A Boa Vista também identificou que 49% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais neste Dia das Mães em relação à 2021, 20% esperam gastos iguais aos do ano passado e 31% esperam que o consumidor gaste menos em 2022. Conforme as expectativas dos empresários, o ticket médio para este ano será de aproximadamente R$ 185.

Para 57% dos entrevistados a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas. Todavia, a intenção em realizar compras on-line apresentou crescimento na comparação com Dia das Mães do ano anterior. Em 2021, essa expectativa era de 38% e este ano, atingiu 43%.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, destaca a importância da data para movimentar o comércio. "Com os últimos dias antes do Dia das Mães, o comércio aposta nas vendas para a data, a segunda mais importante depois do Natal. Estamos muito otimistas", completa. 

Setor mais procurado no Dia das Mães

Em primeiro lugar, o setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Para outros 14%, o Dia das Mães poderá representar mais de 15% das vendas este ano.

“Com a pandemia sob controle, os micros, pequenos, médios e grandes empresários estão esperançosos com a possibilidade de uma retomada econômica. Cerca de 65% desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas. E 73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos”, informa Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Do mesmo modo, a pesquisa também questionou os empresários sobre o seu nível de confiança na retomada econômica após dois anos de pandemia. 66% afirmam estar confiantes, contra 48% no mesmo período em 2021.

Desafios e ações para alavancar os negócios

Ao mesmo tempo, a Boa Vista também questionou os empresários sobre os desafios enfrentados e as ações esperadas para alavancar os negócios. 61% dos empresários apontam a diminuição da inadimplência como um dos desafios para o bom desenvolvimento dos negócios em 2022.

Além disso, outros esperam conseguir aumentar a atuação no mercado e também realizar negócios através do e-commerce e das redes sociais, com 53% e 57% sucessivamente. Além disso, 19% esperam conseguir se proteger contra a ocorrência de fraudes.

Por fim, de acordo com o levantamento, 1 em cada 3 empresários esperam obter apoio para ações de prospecção de novos clientes e ampliar sua atuação no mercado. Conseguir realizar com eficácia a gestão financeira da empresa surge em segundo lugar com 25% das menções. Seguido de poder capacitar os colaboradores (10%), divulgar e consolidar a marca no mercado (6%), e obter crédito (6%).

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia das Mães 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar o nível de confiança do empresário com relação a melhora na economia, além de suas perspectivas quanto ao volume de vendas para a data comemorativa.

Enfim, o levantamento entrevistou 600 respondentes, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos setores de serviço, comércio e indústria das principais regiões do país. Além disso, para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos. (Com informações da BVS)