Facmat participa da assinatura do contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual de MT

Facmat participa da assinatura do contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual de MT

Com investimento de cerca de R$ 11 bilhões oriundos do setor privado, o governador Mauro Mendes assinou, na manhã desta segunda-feira (20.09), o contrato de adesão com a empresa Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá e contou com as presenças de autoridades políticas, empresários e representantes de entidades de classe.

A extensão dos trilhos vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

Convidado, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, esteve presente no evento, e declarou sobre a importância do empreendimento na promoção do desenvolvimento econômico do Estado.

“A ferrovia é um marco importante para o desenvolvimento de Mato Grosso e estamos bastante entusiasmados com as possibilidades que o projeto traz como a geração de emprego e renda para os municípios e também impulsionando outros setores econômicos”, frisou Jonas. 

Estudos realizados pela Rumo Logística estimam que a construção da ferrovia irá gerar mais de 230 mil empregos, diretos e indiretos.

Obras

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) será responsável pela fiscalização do andamento dos serviços, que prevê o início das obras já em 2022.

A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deve começar em 2028.

Segundo o governador Mauro Mendes, a partir do segundo semestre de 2022 já será possível visualizar as obras na região de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

“É uma cadeia de investimentos longa que será ativada com a construção da ferrovia, pois além da geração de empregos, contaremos com planejamento, indústria, trilhos e investimentos de mais de R$ 11 bilhões com recursos 100% privados”, justificou.

Pensando no futuro, o governador pontuou sobre a capacidade produtiva do Estado, além da vontade política para a viabilidade do ousado projeto.

“A transformação desse sonho em realidade está sendo possível com muita união política. Prevaleceu o verdadeiro interesse público. A demanda mundial de alimentos nos próximos 10 anos, demanda de crescimento de pelo menos 20% na produção. O Brasil é o único país que pode fazer isso, sendo que o estado de Mato Grosso tem a capacidade para dobrar a produção de alimentos”, afirmou o governador. 

Com todo investimento feito pelo setor privado, cabendo ao Estado o papel de fiscalizador, a Rumo Logística S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços em Mato Grosso. (Com informações da Secom-MT)


Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat