Facmat, CACB e Sebrae lançam projeto Transformar para Associações Comerciais de Mato Grosso

Facmat, CACB e Sebrae lançam projeto Transformar para Associações Comerciais de Mato Grosso

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) reuniu, por videoconferência, presidentes, gestores, executivos e colaboradores das Associações Comerciais filiadas para lançar o Projeto Transformar no estado, na noite desta segunda-feira (29.03). A iniciativa do programa, em conjunto com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae, é capacitar os membros para melhor gerir e administrar as entidades.

A partir do dia 08 de abril, executivos e colaboradores das Associações Comerciais iniciam a capacitação que prevê dois encontros on-line durante a semana, às terças e quintas-feiras, durante o horário de expediente. Presidentes e dirigentes das entidades participarão do programa em maio.

Segundo o superintendente da CACB, Eduardo Vieira, coordenador do Transformar, a capacitação prevê estimular a criação de novos produtos e serviços pelas Associações Comerciais Estaduais. A finalidade é gerar efeitos positivos, com geração de receitas e captação de associados, além de dotar dirigentes e gestores para compor projetos de estímulo ao desenvolvimento regional, difundir boas práticas da gestão associativista e instituir ações de reação ao atual momento socioeconômico pelo qual passam as empresas associadas.

“Vamos começar pela capacitação de gestores e executivos trazendo conteúdos muito interessantes para estimular a reflexão sobre aspectos diferenciais de suas localidades, mas nós também vamos aprender diante da realidade de cada um e assim conseguir com que esse compartilhamento de ideias ajude a consolidar as nossas entidades”, frisou Eduardo.

O consultor do projeto, Gilmar Barboza, explica que a missão é trazer conhecimento e buscar melhores práticas para o associativismo. “O Transformar tem como foco criar um ambiente favorável para criação de uma grande rede de cooperação entre as Associações Comerciais. Queremos oferecer os melhores produtos e serviços, estabelecer vínculos para o fortalecimento das entidades e também dar apoio e maior chamamento para se associar”, ressaltou. 

Como resultado, o programa prevê aumentar as receitas das entidades, expandir o quadro social e dos níveis de satisfação dos associados, visibilidade institucional e posicionamento estratégico da associação, bem como atuar sobre a competitividade sistêmica das empresas.

Para o presidente da Facmat, Jonas Alves, também diretor Financeiro da CACB, o projeto Transformar é de extrema importância como apoio às Associações Comerciais e chega a Mato Grosso em um momento muito importante. 

“Peço aos presidentes das Associações Comerciais que incentivem suas equipes a participarem do treinamento, permitindo que nossas empresas cresçam e se desenvolvam, fortalecendo cada vez mais o sistema associativista”, conclui Jonas.

Expectativa

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Sávio Júnior Zaniolo, comentou sobre a expectativa positiva para o projeto. “Juntos somos mais fortes e essa capacitação chega em um momento oportuno para alcançarmos nossos objetivos que são o crescimento e o fortalecimento das nossas empresas”, disse.

Jocelino Godoi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste, lembrou sobre os benefícios do projeto para o dia a dia da equipe e associados. “Todos ganham com essa capacitação, tanto as equipes, quanto nossos associados e futuros associados. Estamos com muita vontade de aprender mais sobre o associativismo e colher melhores resultados no futuro”, finaliza. 

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.


Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat