Facmat passa a fazer parte do Colégio de Vogais da Junta Comercial de Mato Grosso

Facmat passa a fazer parte do Colégio de Vogais da Junta Comercial de Mato Grosso

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) conquistaram um espaço dentro do Colégio de Vogais da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). A posse dos novos membros indicados deve ocorrer ainda este ano. 

O pedido partiu das próprias entidades e o anúncio ocorreu em uma reunião, no dia 16 de dezembro, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com os secretários de estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico) e o presidente interino da Jucemat, Hélio Tito de Arruda. 

"O objetivo da reunião foi comunicar as três instituições sobre a criação da vaga de um vogal de cada uma delas. O governador viu a importância das três entidades participarem do Colégio de Vogais da Junta Comercial. Vamos receber as indicações da lista tríplice e os currículos para o governador escolher o titular e o suplente", explicou Hélio Tito.  

Segundo ele, é uma oportunidade das três entidades, juntamente com os outros 11 representantes, participarem da melhoria e facilidade às empresas, para que tenham cada vez mais agilidade nas suas ações. 

Para o presidente da Facmat, Jonas Alves, presente na reunião e representando as 56 Associações Comerciais em todo o Estado, é muito importante esse espaço para que o membro da Federação defenda as melhorias na Junta Comercial, porque o Colégio de Vogais é superior, sendo fundamental para o comércio. 

"É uma conquista da Facmat e das Associações Comerciais que terão um representante dentro do Conselho falando em nome da Federação e dos empresários do comércio e serviços do estado. As Associações Comerciais ganham um interlocutor para auxiliar na fluidez e avanço dos processos, incluindo os municípios na Redesim, que é muito importante e dá agilidade aos registros das empresas na Junta Comercial", completou Alves.  

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, falou sobre a importância da inclusão das três entidades como vogais na Jucemat. Para ele, elas vêm agregar no trabalho exemplar que o órgão faz, que hoje é referência para o Brasil em informatização, digitalização e desburocratização. 

"Dentro desse contexto de melhorar o desenvolvimento do Estado na criação de emprego e renda, o governador Mauro Mendes quis realmente e facilitou um projeto que já vinha há muito tempo sendo solicitado pela Jucemat, ao mesmo tempo que foi trazido para a Casa Civil e na mesma hora encaminhamos esse PL incorporando outras entidades que vão agregar muito no profissionalismo e comprometimento que a Junta sempre teve com o cidadão mato-grossense”, concluiu. 

Atualmente, o colégio de vogais é formado por 11 representantes, dos quais nove foram empossados recentemente com mandato de quatro anos. Do total, quatro foram reconduzidos. O colegiado representa a opinião da sociedade organizada dentro da Junta Comercial onde são responsáveis pelo julgamento de processos em decisão colegiada, entre outras ações.

Redação e foto: Luciane Mildenberger - Assessora de Imprensa Facmat