Debate sobre carga tributária abre semana de mobilização do Feirão do Imposto em Cuiabá

Debate sobre carga tributária abre semana de mobilização do Feirão do Imposto em Cuiabá

Painel de debate sobre “Política x Empreendedorismo” realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso (AJE/MT), na noite desta terça-feira (21.05), no auditório da ACC, contou com as presenças da secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Maria Célia Pereira, que representou o secretário Rogério Gallo, diretoria da ACC e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), além de empresários e dos vereadores Orivaldo da Farmácia e Felipe Wellaton. 

O evento abriu a semana de mobilização do Feirão do Imposto na Capital, que acontece de 23 a 25 de maio, com diversas ações de conscientização sobre os tributos pagos pelos empresários e consumidores.

O vice-presidente da ACC e da Facmat, Edson Luiz Ribeiro da Silva, que na ocasião representou o presidente Jonas Alves, acredita que o projeto da reforma tributária será levado a plenário no segundo semestre desse ano. “É de suma importância para o empresário saber o que essa reforma irá mudar no nosso cotidiano, ela trará mudanças na forma de recolhimento dos impostos e isso é fundamental para nosso sistema tributário”, explicou.

Para o presidente da AJE/MT, Vinicius Yule Pardi, com uma carga tributária menor, as pessoas tendem a consumir mais e a inadimplência diminui em todos os sentidos. “A carga tributária tem que ser menor, porque mais pessoas vão passar a pagar, mais pessoas vão declarar, isso influencia diretamente na vida do empresário e na vida das pessoas”, analisou Pardi durante o evento.

De acordo com a secretária-adjunta da Sefaz, Maria Célia Pereira, a discussão é ampla e necessária. “É importante buscar o apoio nacional para essa mudança, mas também é preciso que se faça as alterações internas no nosso Estado, na nossa lei”, acrescentou.

O vereador Orivaldo da Fármácia, um dos diretores da ACC, lembrou sobre os investimentos que os bairros deveriam estar recebendo através do pagamento de impostos, mas que na realidade sofrem com baixa infraestrutura. “A região do Pedra 90 e Osmar Cabral são alguns exemplos, vemos que não há retorno dos impostos pagos pelos cidadãos”, citou o parlamentar.

Ainda durante o painel, o vereador Felipe Wellaton levantou a necessidade de maior fiscalização dos orçamentos municipais para que os investimentos tenham destinos certos para a população. 

Sobre o Feirão do Imposto

Criado nacionalmente em 2012 com objetivo de disseminar informação tributária de forma mais simples para a população, o Feirão do Imposto desse ano acontece em 24 estados com o tema “Menos é Mais”.

Em Cuiabá, o evento ocorre entre os dias 23 a 25 de maio com a exposição de produtos e seus valores com e sem os impostos neles embutidos no Goiabeiras Shopping, das 16h às 20h.

No dia 25 de maio, dia “D” do Feirão do Imposto, voluntários da ACC e AJE distribuirão panfletos no centro de Cuiabá das 9h às 13h e também realizarão “consulta cidadã do CPF” na Praça da República. Diversos lojistas irão vender produtos sem impostos em apoio à mobilização nacional.

Programação
Exposição Feirão do Imposto 2019
Data: 23 a 25 de maio (Quinta-feira a sábado)
Horário: das 10h às 14h e das 16h às 20h
Local: Goiabeiras Shopping

Dia 'D’ - Ação de Conscientização e Consulta Cidadã do CPF
Data: 25 de maio (sábado)
Horário e local: 
9h às 12h - Praça da República (centro de Cuiabá)
14h às 20h - Goiabeiras Shopping

Redação e foto: Assessoria de Imprenda da ACC e Facmat