Associação Comercial de Cuiabá e Jovens Empreendedores realizam Feirão do Imposto

Associação Comercial de Cuiabá e Jovens Empreendedores realizam Feirão do Imposto

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) e a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso (AJE/MT) realizam na próxima terça-feira (21.05) um painel de debate sobre o tema “Política x Empreendedorismo” com a participação do secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo. O evento será às 19h, no auditório da ACC, e abre a semana de mobilização do Feirão do Imposto na Capital, que acontece de 23 a 25 de maio, com várias ações de conscientização sobre os tributos pagos pelos empresários e consumidores.

O presidente da ACC e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, destaca a importância de se discutir o assunto e levar à população, visto que hoje as pessoas se sentem sufocadas por uma carga tributária altíssima e que inviabiliza muitos negócios. 

“Temos sim que discutir a reforma tributária e criar uma ação efetiva dos empresários e da população em geral para uma discussão mais abrangente, de redução de carga tributária sobre os que trabalham e produzem. Com carga tributária menor, o consumo cresce e, consequentemente, a arrecadação aumenta", analisou Alves. 

Criado nacionalmente em 2012, o Feirão visa disseminar informação tributária de forma mais simples para a população. Este ano, o evento acontece em 24 estados da federação e traz o tema Menos é Mais. “O momento pede uma maior discussão e conscientização sobre a reforma tributária e os impostos em geral que pagamos no dia a dia. É preciso rever a nossa carga tributária, uma das mais altas do mundo e que prejudica a todos”,  alerta o presidente da AJE/MT, Vinicius Yule Pardi.

AÇÃO NACIONAL

No dia 25 de maio, ocorrerá o chamado dia ‘D’ do Feirão, em referência ao Dia da Liberdade de Imposto (DLI), que é celebrado no dia 24. Na data, voluntários da ACC e da AJE distribuirão panfletos no centro de Cuiabá, no período da manhã, e no Goiabeiras Shopping, das 10h às 14h e das 16h às 20h, com informações relevantes sobre o quanto se paga em impostos na aquisição dos mais variados produtos. 

Na oportunidade, a Associação Comercial de Cuiabá vai oferecer gratuitamente, na Praça da República, a Consulta Cidadã, onde as pessoas podem verificar se o CPF está incluído na lista de inadimplentes da Boa Vista SCPC. Os interessados também podem tirar dúvidas sobre o registro de débito e o score de crédito.

Quem quiser participar do Feirão do Imposto 2019, em Cuiabá, e saber mais sobre a programação deve procurar a Associação Comercial de Cuiabá ou a Associação de Jovens Empresários. A ação recebe o apoio da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), da Facmat e do Goiabeiras Shopping.  

PROGRAMAÇÃO

Painel de debate com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo
Data: 21 de maio (Terça-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: auditório da ACC - 2ª sobreloja do Ed. Palácio do Comércio, 14, no centro de Cuiabá

Exposição Feirão do Imposto 2019 
Data: 23 a 25 de maio (Quinta-feira a sábado)
Horário: das 10h às 14h e das 16h às 20h
Local: Goiabeiras Shopping

Dia 'D’ - Ação de Conscientização e Consulta Cidadã do CPF
Data: 25 de maio (sábado)
Horário e local: 
9h às 12h - Praça da República (centro de Cuiabá)
14h às 20h - Goiabeiras Shopping 

Redação: Luciane Mildenberger - Assessoria de Imprensa Facmat/ACC