Encontro regional em Primavera reforça integração entre Associações Comerciais

Encontro regional em Primavera reforça integração entre Associações Comerciais

Representantes das Associações Comerciais e Empresariais das regiões Sul e Araguaia de Mato Grosso participaram nesta quinta-feira (16.05) de mais um encontro regional, dessa vez em Primavera do Leste. O evento contou com a presença de dirigentes e colaboradores das Associações Comerciais de Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, Campo Verde, Alto Araguaia e Pedra Preta. Segundo os presentes, a integração entre as entidades foi o ponto forte do encontro.

"Precisamos integrar cada vez mais as Associações Comerciais e alinhar o trabalho dentro do estado para que possamos estar cada vez mais unidos e fortes para defender os interesses empresariais e da sociedade", destacou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves. 

Na oportunidade, ele explicou a importância da Federação chegar o mais próximo possível das filiadas, a fim de trocar informações, ouvir os dirigentes e mobilizar os empresários em todo o estado. "Os encontros regionais são ambientes ricos de discussões sobre temas que atingem diretamente as Associações Comerciais, como impostos, sistemas tecnológicos, projetos de desenvolvimento de Mato Grosso, entre outros, que visam formar um ambiente favorável de negócios e empreendedorismo", explicou o presidente da Facmat e ACC. 

Jonas Alves comentou ainda que a Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste (Aciple) "é um exemplo para todos nós e hoje está nos acolhendo como anfitriã", ao falar da admiração pelo trabalho que a entidade realiza, na pessoa do presidente Ubiratan Ferreira (Bira), e toda a sua atuante diretoria. Antes de Primavera, a Facmat realizou encontros regionais em Sinop e Rondonópolis. O próximo acontece ainda este ano, em Tangará da Serra. 

Para o presidente Bira, o maior ganho com os encontros é o conhecimento, a integração uns com os outros e a troca de experiências. "Estamos tendo a oportunidade de sediar este evento que a Facmat realiza e que serve como integração das Associações Comerciais para tratar de assuntos da nossa classe e que nos atingem diretamente. É muito importante estarmos unidos, fortalecendo as entidades em prol de auxiliar o empresário no seu cotidiano", ressaltou. 

Por fim, ele relatou que sai com muita bagagem do encontro e satisfeito com os novos conhecimentos divididos com os demais presidentes. "Tivemos a grata satisfação de sediar este evento em Primavera, isso é muito salutar para a nossa sociedade. Ficamos muito gratos por todos que vieram", finalizou Bira. 

Programação
 
No período da manhã foi feita uma apresentação da Boa Vista SCPC, com os produtos hoje utilizados pelos associados. Depois foram mostrados os novos serviços da Facmat, como o Clube de Benefícios, telefonia celular e o projeto de capacitação com o Sebrae. Outro tema abordado foi a realização do 11th World Chambers Congress, que acontece de 12 a 14 de junho, no Rio de Janeiro, e promete ser um marco para o associativismo. O evento é feito pela International Chamber of Commerce (ICC), maior organização de negócios do mundo, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade que defende os interesses do setor de comércio e serviços em nível nacional. 

Na parte da tarde foi discutida a legislação das feiras itinerantes, com o assessor jurídico da Facmat, Rafael Furman, assim como outros assuntos de interesse das entidades. O encerrando foi após a fala e apresentação dos cases de sucesso por parte presidentes das Associações Comerciais presentes. 

Redação e foto: Luciane Mildenberger - Assessora de Imprensa da Facmat