Facmat debate compras públicas no Fomenta MT de Campos de Júlio

Facmat debate compras públicas no Fomenta MT de Campos de Júlio

Com uma programação intensa, o Fomenta MT reuniu na última semana empresários da região de Campos de Júlio (MT) interessados em vender para a Prefeitura Municipal e para demais órgãos públicos, em geral. Na oportunidade, foi lançado o Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/MT, visando promover o desenvolvimento social e econômico. 

O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e contou com a parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat). O diretor da entidade, Manuel Gomes, participou do painel temático Compras Públicas. 

Segundo ele, no painel são mostradas as possibilidades e alcances para atender as compras públicas, seja na parte documental ou forma de participação nas modalidades de aquisições, atendendo o que é previsto na legislação. 

"A parceria da Facmat busca aproximar os empresários através das Associações Comerciais Estaduais e junto ao Sebrae, capacitando e auxiliando para estejam preparados para atender as necessidades formais", explicou o diretor.

O Fomenta MT esclarece informações técnicas e o funcionamento das compras públicas para oportunizar negócios, aproximando as micros e pequenas empresas de órgãos governamentais e impulsionando o desenvolvimento local. No lançamento do Programa Cidade Empreendedora, durante o painel Compras Públicas, a prefeitura de Campo Verde apresentou um caso de sucesso de aproximação com os empresários da região. 

O Cidade Empreendedora tem duração de 18 meses, com várias ações, iniciando com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da Prefeitura, divulgação do programa para a comunidade e segue com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções.

Desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso, o programa é voltado às prefeituras municipais, disponibilizando soluções para uma efetiva gestão pública, o fomento ao empreendedorismo e ambientes de negócios. 

Em Campos de Júlio será implantado o modelo “Essencial” do programa, que oferece 17 soluções para a gestão municipal, trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.  (Com informações do Sebrae MT e Prefeitura de Campos de Júlio)

Redação: Luciane Mildenberger - Assessora de Imprensa da Facmat