CACB dá início a encontro de executivos da certificação digital

CACB dá início a encontro de executivos da certificação digital

Na tarde desta terça-feira (20), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Certisign deram início ao encontro Rede CACB 2018, que reúne executivos de associações comerciais e federações de todo o Brasil, que atuam como agentes de registro na emissão de ceritificados digitais.

Emilío Parolini, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), representando George Pinheiro, presidente da CACB, destacou a ampliação do do mercado de certificação digital em seu estado. “Meu desejo a todos que estão aqui é o de que possamos trabalhar fortemente agora, para colhermos bons frutos no futuro”, disse.

Luiz Antônio Bortolin, coordenador do Programa de Geração de Receitas e Serviços da CACB, lembrou que o objetivo deste encontro, que é realizado anualmente, é ampliar a rede e chegar cada vez a mais lugares do Brasil. “A Rede AC CACB já possui 27 agentes de registro instaladas e outras 145 em processo de credenciamento. E nós queremos ampliar este número ainda mais. Para a frente é que se vai e juntos somos um”, declarou.

Representando o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Gastão Ramos, Rafaelo Abritta, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normatização do órgão, lembrou que quando a gestão atual assumiu o Instituto há dez meses, os problemas do setor foram identificados e, desde então, vêm sendo corrigidos. Abritta destacou, ainda, que mais de 30 mil pessoas estão empregadas, direta ou indiretamente, na certificação digital no Brasil. “Para um produto que não é conhecido por mais que 10% da população, esté é um número significativo”, ponderou.

Segundo Abritta, dados da Receita Federal dão conta de que em 2018 a emissão de certificados digitais deve crescer em quase cem por cento, atingindo o número de 7 milhões de emissões.

“É necessário ter a consciência e a responsabilidade que nós temos. Os riscos cada vez mais serão maiores, porque o nível de utilização da certificação esta sendo ampliado. Já está em fase final e será implantada a carteira de trabalho virtual. A partir de junho, a transferência de veículos poderá ser realizada através da certificação digital. Nossa ideia é que no futuro também tenhamos o E-Diploma, para que quando a pessoa se formar, tenha no celular o seu diploma, de forma mais rápida e com menos burocracia”, destacou.

Marco Aurélio Bertaiolli, representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), disse que a entidade tem realizado encontros mensais com executivos das ACEs do estado para discutirem a importância de se oferecer serviços de qualidade aos associados.

No fim do dia o grupo assistiu à palestra do diretor comercial da Certisign, Leonardo Gonçalves, sobre novas normas da certificação digital.

O encontro encerra nesta quarta-feira, dia 21.

Fonte: CACB