Nossos Serviços

Conheça mais sobre os diversos serviços que disponibilizamos

Associativismo

Associativismo

Os primeiros pontos de reuniões de comerciantes surgiram na Bahia e no Rio de Janeiro e todas tiveram como objetivo fortalecer, dignificar e proteger os que viviam em torno do comércio e em defesa da liberdade e da cidadania.

Em 1811, enquanto a Bahia ainda se reerguia da crise gerada pela saída da capital da Colônia para o Rio de Janeiro, 48 anos antes, o Governador desta Capitania, D. Marcos de Noronha e Barro, oitavo Conde dos Arcos, recebia a autorização para construir a sede da Praça do Comércio e em 1816 a entregava pronta. Nasceu assim a primeira Associação Comercial do país. Este é o marco para concretização da base do Sistema Associativo.

As Associações Comerciais são organizações multissetoriais, representam e expressam a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

A continuidade desse Sistema Associativo se deve a união entre as "forças vivas" concentradas através das Associações Comerciais em cada região, afim de promover a participação mais assídua e diretamente de todos os debates econômicos, políticos e sociais, com a mesma identificação ideológica e objetivos comuns dentro de cada Estado. Esta integração entre as Associações Comerciais, e a representação foi iniciada com o desenvolvimento de órgãos associativos de âmbito estadual, com a missão de integrar os empresários via Associação Comercial local, através de ações que visam a unidade da classe empresarial, a liberdade e o apoio à livre iniciativa, à democracia e ao desenvolvimento empresarial. Estes órgãos associativos de âmbito estadual são chamados de Federações das Associações Comercias dos seus respectivos estados e estão em 27 estados no Brasil.

Em 1912, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Barão de Ibirocahy, reuniu em sua cidade os presidentes das associações dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Nascia assim a Federação das Associações Comerciais do Brasil que, em 1963, passou a se chamar Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

Até 1994 a CACB funcionou junto à Associação Comercial do Rio de Janeiro, quando então constituiu o Núcleo Operacional Brasília. Em 1999, decidiu pela transferência para Brasília. Em 2002, para melhor representar todos os segmentos da economia, a entidade passou a se chamar Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, e estas agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam por adesão voluntária mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.

Em questão, a FACMAT desenvolve ações políticas traçando estratégias em defesa aos interesses dos empresários do estado de Mato Grosso e trabalha como um órgão consultivo do Governo Estadual. Entre suas conquistas está na bem-sucedida participação na regulamentação do ICMS para o estado, com o decreto de 1.617 DE 07 DE OUTUBRO DE 2008.

Como 89% dos associados são microempresas, a entidade se volta para esses agentes da economia, responsáveis pela maior parte dos empregos gerados no país.

As ações políticas da CACB são desenvolvidas traçando estratégias para defesa dos interesses do empresariado no Congresso Nacional e trabalhando como um órgão consultivo do Governo Federal. Entre suas bandeiras vitoriosas estão a bem-sucedida campanha pela regulamentação da arbitragem no Brasil e a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Capacitação

Capacitação

Onde encontrar capacitação profissional

Clique nas logomarcas para acessar os sites de capacitação dos parceiros abaixo:

Mediação e Arbitragem

CBMAEMT - CAMARA REGIONAL DE CONCILIAÇÃO , MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM EMRPESARIAL DE MATO GROSSO

Conheça mais sobre a CBMAEMT e seus projetos de maneira simples e divertida com os livros educativos abaixo:

Clique nas logomarcas para acessar os sites de capacitação dos parceiros abaixo:

Acesse também o site CBMAEMT

Ou entre em contato direto pelo telefone: 55 65 3317-1634

NFC-E

Emissor Gratuito

A FACMAT - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso em parceria com a SEFAZ MT disponibiliza GRATUITAMENTE o emissor da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Observadas as inovações tecnológicas e evoluções fiscais, essa iniciativa visa apoiar o setor varejista oferecendo uma alternativa para os empresários se adequarem às novas exigências legais.

A FACMAT além de disponibilizar duas versões (desktop e web) de softwares para emissão da NFC-e, também buscou parcerias estratégicas para atender todo o cenário e pré-requisitos do projeto NFC-e em um único ambiente:

Emissor de NFC-e

Certificado digital.

Código de segurança (fornecido pela SEFAZ)

Obtenha as informações necessárias acessando os Atalhos abaixo:

Projeto Modernização

Projeto Modernização e Tecnologia

Objetivo

Proporcionar o acesso e uso de ferramentas computacionais, que permitam a aproximação ao associado, captação de recursos financeiros com o fornecimento de serviços úteis e gestão mais eficiente da ACE. Impacto direto no rumo da auto-sustentabilidade.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO MODERNIZAÇÃO

CONHEÇA MAIS SOBRE O MANUAL DO SITE FACMAT A ACE'S

Contato do Suporte aos Sites FACMAT e ACE'S

Rosângela Bommi

rosangela.bomi@facmat.org.br

55 65 3317-1625

Thiago Costa

thiago.costa@accuiaba.org.br

55 65 3317-1637