Representantes do Comércio de MT pedem apoio para aprovação da reforma tributária

Reuniões são um desdobramento da palestra sobre a reforma tributária realizada pela Facmat em Cuiabá

Representantes do Comércio de MT pedem apoio para aprovação da reforma tributária


Em mais uma reunião com parlamentares de Mato Grosso para discutir a  reforma tributária, representantes do comércio estadual solicitaram apoio ao deputado federal Ságuas Moraes (PT) para aprovação do projeto em tramitação no Congresso Nacional. A reunião foi no dia 23 de outubro, em Cuiabá. 


Participaram do encontro os presidentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Cuiabá (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, da Fecomércio, Hermes Martins, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Nelson Soares Junior, além do diretor da Facmat e ACC, Edson Luiz Ribeiro da Silva.

 

O deputado disse na reunião que acha fundamental que as entidades procurem os parlamentares para dizer do interesse na aprovação da reforma tributária, que já deveria ter acontecido há mais tempo. “As entidades devem continuar procurando os parlamentares, principalmente neste momento em que a proposta está na Comissão Especial. Depois de aprovada, provavelmente em novembro, o projeto irá direto a plenário. Aí sim é a hora de ir à Brasília, junto com os parlamentares, para que a reforma tributária seja aprovada conforme foi colocada na Comissão Especial”, orientou Ságuas Moraes.

 

Os encontros com os parlamentares mato-grossenses são um desdobramento da palestra sobre a reforma tributária realizada pela Facmat no início de setembro, em Cuiabá, com o deputado federal Luiz Carlos Hauly. “A partir de lá decidimos entre as Federações do Comércio, ACC e CDL Cuiabá fazer reuniões com os parlamentares de Mato Grosso para pedir apoio na aprovação da reforma tributária. Temos que nos mobilizar para que a aprovação aconteça”, reforçou o presidente da Facmat e ACC, Jonas Alves.

 

Segundo o presidente da Fecomércio, Hermes Martins, as instituições devem se engajar cada vez mais para procurar os deputados e senadores para que possam trazer uma reforma tributária que venha atender ao empresariado não só do estado de Mato Grosso, mas em nível nacional.

 

Já o presidente da CDL Cuiabá,  Nelson Soares Junior,  destacou o trabalho que as entidades têm feito enquanto representantes do segmento comercial. “Nosso objetivo é sensibilizar os deputados e senadores do nosso estado para a necessidade que nós temos de que haja a aprovação dessa reforma tributária. Não que ela vá resolver definitivamente nossos problemas, mas vai iniciar um processo de aprimoramento da arrecadação, com certeza, aumentando a base e abrindo até a possibilidade de diminuirmos a carga tributária. Foi muito proveitosa a visita ao deputado Ságuas, que se colocou a nosso favor e acha que é viável que a gente aprove isso, nesse ano ainda”, concluiu.

 

A primeira reunião foi realizada no dia 29 de setembro com o deputado federal e membro da Comissão da Reforma Tributária, Rogério Silva (PMDB), que se comprometeu a acompanhar de perto o projeto da reforma tributária, afirmando ser importante no processo de desenvolvimento do País. 


Redação e fotos:

Luciane Mildenberger e Tainara Griesang

Assessoria de Imprensa Facmat e ACC